Simulador do impacto da eliminação de vagas de rua

O modelo abaixo visa estimular o debate sobre eliminação de vagas de rua para diversos fins (entre eles, para construção de ciclovias). Entende-se o trânsito como um modelo complexo e, longe de tentar provar uma teoria, procura-se incetivar a discussão sobre o impacto de vagas de rua no congestionamento.

A interação com o modelo ocorre da seguinte forma: seleciona-se o número de veículos (number) que circulam na rua a cada momento, a aceleração média (speed-up) desses veículos, a proporção de veículos que estão procurando vagas ( park-ratio), a velocidade média (park-drive-speed) dos veículos que estão procurando vagas, o tempo que demoram para estacionar (time-to-park) e o tempo que ficam estacionados (parking-time). Mas, principalmente, é possível eliminar a vaga de rua clicando em gb-park.

Após selecionadas as características do modelo, basta clicar em setup para carregá-lo e go para observar o fenômeno do trânsito (para iniciar ou parar a simulação), observando qual o impacto que a alteração das características do modelo tem na velocidade média dos veículos, relatada no gráfico e no box average speed.

ticks:
NetLogo powered by NetLogo